Nosso Rio Guri

Nosso Rio Guri

domingo, 28 de outubro de 2012

Um bem essencial ameaçado

Jornal Diário de Canoas 04/10/12.
Notícia com título expressivo, porém com uma declaração preocupante:
'a intenção é fechar os arroios' devido a cultura de descaso da população(?).
Realmente, nosso rio guri, como outros mais que viraram valas, é um bem essencial ameaçado por falta de consciência ambiental expresso de várias formas.
Porém, é preciso URGENTE uma educação ambiental, em todas as instâncias da cidade, para reverter as problemáticas no município.
Lixo espalhado pelos espaços mais variados da cidade, como no Araçá (foto abaixo da Av. Inconfidência em set/12), está comum e, realmente, dá um gasto enorme na limpeza constante. Não é mais efetivo e econômico aplicar em programas socioambientais de educação e de trabalho?
O projeto do Rio Guri, integrado por várias instâncias da sociedade, vem buscando informar e sensibilizar a todos para o cuidado com este manancial e com a natureza de Canoas. Um exemplo de ação foi o mutirão realizado em 2008 no Araçá.
Desta ação resultou uma das fotos mais bonitas do acervo do projeto, com o túnel verde do Araçá impecável, completamente diferente da imagem do arroio mostrado na reportagem.
É preciso acreditar que é possível, é preciso investir na educação da população, é preciso uma gestão para o cuidado com os bens essenciais, é preciso apostar na vida e não querer enterrá-la...


A preservação ambiental tem sido assunto presente em muitos discursos referindo o necessário desenvolvimento sustentável: nas políticas públicas, na educação, na mídia, na economia,... Porém há um descompasso entre o que é falado e a ação. A crise na relação da humanidade com a natureza é resultado de conjunto de ações que causam os desequilíbrios, portanto é necessário um conjunto de ações para buscar a solução das várias problemáticas. A construção da Agenda XXI é uma proposta de compromisso ambiental de toda a sociedade, e não realizado em gabinete. O que é feito dela em Canoas?

Para visualizar a notícia clic em:

Nenhum comentário:

Postar um comentário